h1

As novas tecnologias e a sociedade

6 junho 2007

http://conceito.wordpress.com

As novas tecnologias apresentam diversos prós e contras com relação à sociedade, sendo muitas delas benéficas. No entanto, em outra ótica, não podemos deixar de observar um lado sombrio e perverso que se esconde por trás deste maravilhoso avanço tecnológico.

O desenvolvimento tecnológico vem deixando há muito todos boquiabertos com as inovações do mercado tecnológico. É devido a este desenvolvimento que temos acesso à informação de uma maneira extremamente rápida. Como num passe de mágica podemos ter acesso a textos contidos em qualquer canto do globo desde que faça parte da rede mundial de computadores.

Com o advento da Internet, passou-se a ter acesso a bancos, supermercados, restaurantes, farmácias, entre muitas outras facilidades do cotidiano, sem sair de casa. Todavia não se pode deixar de observar o lado negativo destas novas tecnologias e facilidades. O lado que contribui com a segregação do homem. Enquanto a tecnologia barateia os custos do deslocamento da informação para o usuário doméstico, as grandes empresas também se utilizam desta mesma benesse, o que pode acarretar em uma força que age em detrimento da sociedade.

Nesta análise não se pode pensar apenas na máquina da unidade de produção, que faz muitas vezes mais rápido o mesmo serviço que o ser humano, que por conseqüência desta perde o emprego. Há de serem considerados os prejuízos trazidos de uma maneira muito mais ampla.

Não deve ser esquecido que as novas tecnologias fazem parte de um processo muito maior que é a globalização. Considerando este mesmo processo é sábio afirmar que as novas tecnologias contribuem e muito para a segregação dos mais pobres, a qual a globalização propaga.

Esta mesma tecnologia, que serve para tantas coisas úteis no dia-a-dia, também serve como facilitadora da mobilidade do capital, e, por conseqüência disso, da própria empresa, que emprega centenas de habitantes de uma determinada cidade. Quando vislumbra que pode haver mais lucros em outro local, abandona facilmente esta região, tendo como base de mobilidade a mesma tecnologia facilitadora da mobilidade de informação.

Por certo que não se pode renunciar a toda esta tecnologia, por possuir valiosos prós, e mesmo que se optasse por fazê-lo, não haveria como. Tais tecnologias fazem parte de um processo que não pode ser freado, apenas acompanhado, analisado, sendo de grande valia manter-se ciente de toda esta situação, tornando-se última opção alienar-se com relação às coisas que ocorrem no cotidiano.

Filipe P. Mallmann

About these ads

28 comentários

  1. Muito Bom mesmo!!!

    Que Manero isso…
    hehehe


  2. muitoo bom…..
    é verdade a tecnologia trouxe consigo muitas revoluções..


  3. EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU


  4. é o fim do mundo; é a volta do senhor Jesus Cristo!


  5. Meu professor da faculadde lançou a seguinte pergunta:
    “A sociedade está relmente preparada para lidar com as novastecnologias?”
    Eu acho que não é uma queatão deestá preparado ou não,mas,uma questão de adquar-se.E você o que acha?


  6. Acho que hoje em dia a tecnologia mais aprisiona do q colabora com nossas vidas!


  7. Parabéns pelo artigo,através deleconsegui nortear o meu debate da disciplina de Novas Tecnologias. linguagem clara e conciso


  8. conforme que tudo vem acontecendo, o mundo a cada dia estar sendu desenvolvida por tecnologia inovadoras.
    Precisdamente estamos..evoluindo com o passar dos dias, acada dia mais estamos diminuindo o tempo para solucionar qualquer problema.
    gostei muiito desse texto..


  9. achei mt bom parabens a quem escreveu


  10. eu acho k com as tecnologias as pessoas deviam melhorar o seu nivel de vida, mas porem nao ficarem escravos dela, os vícios nao sao benéficos como todos sabemos: já pensou viver sem o seu télemovel!Muito gente NAO SOBREVIVERIA.Já pensou em NAO TER MAKINA DE LAVAR A ROUPA. Muitas pessoas pensam ke as novas tecnologias sao so pc’s e coisas do género, mas estao enganadas.Vivam em “comunhao” com as novas tecnologias, mas nao sejam escravos dela.


  11. a tecnologia veio completar o nosso mundo.


  12. Embora a tecnologia produza muitos efeitos negativos ainda assim produz muito mais efeitos positivos para a humanidade, todos estes efeitos negativos produzidos pela tecnologia certamente serão corrigidos ou amenizados por ela própria.


  13. Depois de ler o capitulo 1 do livro A tecnologia: um modo de transformar o mundo carregado de ambivalência (juana Sancho), conclui que a humanidade é quem chegou para descobrir a tecnologia já existente na natureza e no mundo, cabe a nos agora fazer bom uso dessa tecnologia.
    Parabéns!
    Mª de Jesus T. Matias.


  14. Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei . Me ajudou bastante no trabalho valendo a nota da prova!!!!!!!!!!!!!!


  15. Gostei mas podiam aumentar no conteodo.
    visto q são temas procurados por muitos xtandante.


  16. bom muito bom


  17. muito bom


  18. ameeeeei este artigo me ajudou muuuiiiito no trabalho de escola onde será feito um debate estou bem preparada!!!!


  19. estou afazer para et e um massimo


  20. bando de viados


  21. nao contem muitas informações se eu fosse o autor era melhor empenhar-se mais desculpe mas é o que penso. ass:x hacker


  22. muito longo pa ler… lol


  23. uhu li isso muito massa


  24. quem ler isso agr posta eu


  25. O texto é excelente.


  26. vai ta foder


  27. o texto diz com poucas palavras tudo q um leitor precisa para entender o q se procura…


  28. um texto bom, mas muito superficial, podendo aprofundar-se mais tendo em vista um tema tão vasto como esse tratado.Portanto um resumo bom…obrigado



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: